Refresque o seu browser!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Académico defende contextualização nos conteúdos escolares

Artigo

Académico defende contextualização nos conteúdos escolares

"A aprovação da sociedade geradora da cultura é que faz um conteúdo ser valioso e legítimo."

Redacção
19/11/2018
Académico defende contextualização nos conteúdos escolares
Foto por:
DR

A contextualização e e a redefinição dos conteúdos ministrados nas escolas são importantes para que os alunos acompanhem as transformações da sociedade, defendeu em Ndalatando, província do Cuanza Norte, o académico Chiquito Afonso Domingos.

O docente fez estas considerações quando abordava o tema “Desafios didácticos necessários ao alcance das metas do milénio” no seminário de capacitação de professores, no âmbito da jornada do Dia Nacional do Educador, a assinalar-se a 22 deste mês, para quem a escola de hoje não pode trabalhar apenas o aspecto teórico, é, portanto, necessário uma contextualização e redefinição dos conteúdos programáticos.

Chiquito Domingos precisou que não basta ao aluno saber as regras ou as normas, mas é preciso saber utilizá-las de forma eficiente no seu dia-a-dia.

“Ao professor, não interessa enumerar, por exemplo, os componentes de um plano de aula, mas desenvolver com segurança uma aula bem planeada”, sublinhou, e asseverou que não é suficiente que o professor saiba as teorias da aprendizagem, mas deve saber desenvolver as aulas de tal forma que o aluno aprenda os conteúdos trabalhados.

“Há que se ensinar a teoria ancorada na prática de forma cuidadosa e explícita, fazer uma ligação entre a teoria e a prática”, frisou.

O também assessor da vice-governadora para o sector social, político e económico da província do Cuanza Norte frisou que a aprovação da sociedade geradora da cultura é que faz um conteúdo ser valioso e legítimo.

Por este facto, adiantou, além dos critérios psico-pedagógicos, é preciso considerar na selecção de um conteúdo a ideia de homem e sociedade a que se serve.

Ademais, referiu, citado pela Angop, que o país está a viver um período de transformação constante, baseada na organização e construção de uma sociedade cujo homem é tipificado pelo Estado, por meio de acções curriculares.

Redacção
Colégios de Angola

Somos um Portal de Informação sobre Ensino e Educação, focado na promoção e divulgação das melhores práticas de gestão escolar. E somos uma montra para as empresas e marcas do sector.

1
Catálogo
2
Artigos
3
multimédia
4
agenda