Refresque o seu browser!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Aliança Francesa promove “Eferveciências” com o pesquisador Richard Eastes

Artigo

Aliança Francesa promove “Eferveciências” com o pesquisador Richard Eastes

O evento decorre de 6 a 9 de Novembro.

Andrade Lino
31/10/2018
Aliança Francesa promove “Eferveciências” com o pesquisador Richard Eastes
Foto por:
DR

Entre os dias 6 e 9 de Novembro, a Aliança Francesa de Luanda e a Embaixada da França organizarão uma turnê do projecto “Eferveciências” (“Effervesciences”), conferências-espectáculos ministrados pelo pesquisador francês Richard Eastes, que procuram fomentar o conhecimento e a descoberta de forma lúdica e participativa.

A iniciativa, gratuita, é voltada para os alunos e convidados da Escola Francesa de Luanda (dia 6, 10h), da Escola Eiffel de Caxito (dia 7, 11h), da Escola Eiffel de N´dalatando (dia 8,11h) e da Escola Eiffel de Malanje, que, na prática, irão escolher experiências de física e de química com conteúdos divertidos, que serão realizadas diante dos seus olhos.

De acordo com o comunicado que recebemos, o conferencista torna-se actor neste inovador projecto de vulgarização científica. O espectáculo começa com música, com uma primeira experiência cheia de surpresas. Depois começa a conferência, que é participativa, pois os alunos escolhem as experiências a serem realizadas e interagem com o ministrante durante todo o processo. Perguntas e respostas, muitas vezes com bom humor, cativam a atenção do público e facilitam a compreensão e a memorização das leis fundamentais da química e da física, conforme anunciado no documento.

O projecto recebe o patrocínio especial da Total E&P Angola, empresa fundadora e financiadora da rede Eiffel, que, com um carácter inovador, tem o seu foco no ensino das ciências exactas.

Formado na conceituada Escola Normal Superior, Richard-Emmanuel Eastes é Doutor em Química, Ciências da Educação e Filosofia. Durante 15 anos, leccionou Química, Ciências Cognitivas e Comunicação na Ecole Normale Supérieure de Paris. Em seguida, dirigiu o Museu das Artes e das Ciências Pierre-Gilles de Gennes e uma alta escola de pedagogia na Suíça. Fundador de diversas associações especializadas na cultura científica e nas relações entre ciências e sociedades, ele criou o conceito de “palhaço da ciência”, bem como as conferências experimentais “Effervesciences”.

Andrade Lino
Jornalista e Fotógrafo

Amante das artes visuais e da escrita, além de jornalista e fotógrafo, Andrade Lino é também estudante do curso de Licentura em Língua Portuguesa e Comunicação na Universidade Metodista de Angola. Nos tempos livres é músico e produtor.

1
Catálogo
2
Artigos
3
multimédia
4
agenda