Refresque o seu browser!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Amélia da Lomba é homenageada na Fundação Arte e Cultura

Artigo

Amélia da Lomba é homenageada na Fundação Arte e Cultura

O evento acontece já amanhã.

Andrade Lino
24/9/2019
Amélia da Lomba é homenageada na Fundação Arte e Cultura
Foto por:
DR

A escritora e poetisa Amélia da Lomba vai ser homenageada amanhã, quarta-feira, dia 25, pelas 18 horas, na sede da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda, pelo seu contributo para o desenvolvimento da literatura angolana.

O evento, que se enquadra no âmbito das habituais Noites de Poesia daquela organização, vai ser testemunhado por vários poetas e declamadores que vão recitar os poemas da escritora.

Vai contar também a apresentação do grupo cultural Jovens da Mulemba, que vai homenagear a autora de Sacrossanto Refúgio, Espigas do Sahel entre outras obras literárias.

Durante a homenagem, haverá uma sessão de autógrafos da sua antologia poética, de acordo com o comunicado enviado ao ONgoma News.

Noites de Poesia é um projecto da Fundação Arte e Cultura que visa valorizar a literatura angolana e os seus autores, bem como dar oportunidades à nova geração de escritores que precisam de espaço para mostrar os seus talentos.

Amélia da Lomba nasceu na província de Cabinda. É poetisa, escritora, compositora, letrista e artista plástica. É detentora de várias obras literárias, como Ânsia (1995),

Sacrossanto Refúgio (1996), Espigas do Sahel (2004), Noites Ditas (2005), Aos teus pés quando baloiça o vento (2008), entre outras.

Participou em 1998 na antologia de poesia feminina dos PALOPS, do crítico literário Espanhol Xose Garcia e ainda na Antologia do Mar na Poesia Africana de Língua Oficial Portuguesa do Século XX. A sua Antologia Poética, que estará no centro da homenagem e conta com ilustrações do artista plástico e escritor Moustafam Assem, foi apresentada no Instituto Camões, em Luanda, no ano passado.

Contributo de responsabilidade social corporativa do Grupo Mitrelli, a Fundação Arte e Cultura tem como missão promover a inclusão social de crianças, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade e contribuir para a construção do seu futuro, através da educação para as artes, e apoiar a classe artística em projectos que ampliem o desenvolvimento cultural de Angola, tendo por valores básicos a ética, a transparência, o humanismo e o respeito mútuo e a solidariedade.

Parte integrante da Menomadin Foundation, a Fundação conta com o apoio dos seus parceiros estratégicos, Grupo Siccal (Andrades), OnTime, Luanda Medical Center, Focus Education, subsidiária do Grupo Mitrelli para os sectores da educação e formação profissional, e ainda da ITA - Inovações e Tecnologia de Angola, Miami Beach, Sete e Meio e Fugaz.

Andrade Lino
Jornalista e Fotógrafo

Amante das artes visuais e da escrita, além de jornalista e fotógrafo, Andrade Lino é também estudante do curso de Licentura em Língua Portuguesa e Comunicação na Universidade Metodista de Angola. Nos tempos livres é músico e produtor.

1
Catálogo
2
Artigos
3
multimédia
4
agenda