Refresque o seu browser!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Analfabetismo cada vez mais erradicado na região militar centro

Artigo

Analfabetismo cada vez mais erradicado na região militar centro

Na província do Huambo, segundo o responsável, foram inscritos este ano, na primeira fase, ­35.411 alfabetizandos.

Andrade Lino
5/9/2018
Analfabetismo cada vez mais erradicado na região militar centro
Foto por:
DR

O chefe do departamento de Educação, Ensino, Ciência e Tecnologia na província do Huambo, Leandro Ngonga Mário Lopes, admitiu, esta terça-feira, na comuna da Chipipa, que o analfabetismo está a ser erradicado, com sucesso, nas unidades da região militar centro, tendo afirmado que tal facto facilita a inserção destes nas tarefas socialmente úteis.

Discursando na unidade da escola de condução auto e blindado das Forças Armadas Angolanas, na abertura da jornada comemorativa ao 8 de Setembro, Dia Internacional do Analfabetismo, reconheceu o empenho do comando da região militar centro, que envolve as províncias do Huambo, Benguela, Bié e Cuanza Sul, e apontou, como exemplo, o facto de 20 militares da escola de condução terem concluído, recentemente, programas de alfabetização, a exemplo do que ocorre em outras unidades da referida naquela zona militar.

Leandro Lopes sublinhou então que o Governo angolano, desde os primórdios da independência, tem assumido o combate do analfabetismo como acção prioritária, tendo em conta as elevadas taxas de analfabetismo literal e funcional herdadas da política educativa colonial, de acordo com a Angop.

Na província do Huambo, segundo o responsável, foram inscritos este ano, na primeira fase, ­35.411 alfabetizandos, dos quais 24.105 mulheres, sendo que 30.626 tiveram bom aproveitamento, cifra correspondente a 80%.

Disse ainda que, na segunda fase, já em curso, estão inscritos 16.760 alfabetizandos, sendo que quase 14 mil são mulheres, dando a conhecer que, no âmbito do programa da aceleração escolar, foram capacitados 392 professores que estão a implementar os módulos 1, 2 e 3, em escolas do ensino primário regular e adultos, onde foram inscritos 4.853 alunos do módulo 2, 8.294 alunos do módulo 3 e 266 alunos da fase de experimentação do Iº ciclo do ensino secundário de adultos.

 

Andrade Lino
Jornalista e Fotógrafo

Amante das artes visuais e da escrita, além de jornalista e fotógrafo, Andrade Lino é também estudante do curso de Licentura em Língua Portuguesa e Comunicação na Universidade Metodista de Angola. Nos tempos livres é músico e produtor.

1
Catálogo
2
Artigos
3
multimédia
4
agenda