Refresque o seu browser!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Compositor, o artista que “dá à luz” a emoções

Artigo

Compositor, o artista que “dá à luz” a emoções

Um compositor é um autor de música.

Redacção
16/1/2020
Compositor, o artista que “dá à luz” a emoções
Foto por:
DR

Celebrou-se ontem, 15 de Janeiro, o Dia Mundial do Compositor, que surgiu no México. A escolha da data decorre de uma comemoração da fundação da Sociedade de Autores e Compositores daquele país, em 1945.

É um dia que surgiu com o intuito de honrar os compositores de todo o mundo, que contribuem com a sua arte para o fluir das emoções humanas, ao eternizar pequenos momentos e sensações da vida em música, embora só tenha passado a ser oficialmente celebrado no mundo a partir de 1983.

O compositor é o profissional que escreve músicas, e sendo a música uma das formas de arte que mais apelam ao sentimento, às emoções, ao sensorial, este criador, que junta notas musicais, acaba por ser muito nobre, pois logo na primeira partilha da sua obra permite que cada um dos ouvintes se aproprie da sua melodia, transpondo-a para o seu contexto, o seu real, o seu eu.

Do latim, “composĭtor - ōris” (aquele que põe em ordem), esta figura pode, de forma simples, ser definida como autor de música. E a produção musical convoca competências múltiplas, temperamento de emoções e coordenação de estruturas, ritmo e harmonias.

Em suma, o termo refere-se a alguém que utiliza um sistema de notação musical que permita a sua execução por outros músicos. Em culturas ou géneros musicais que não utilizem um sistema de notação, o termo “compositor” pode-se referir ao criador original da música.

Entretanto, para o músico e compositor angolano Bona Ska, “ser compositor é como ser mãe”. É ter a alma gestante, dar a luz à composição e alimentá-la com o mais puro dos sentimentos, a fim de afetar os sentidos de quem ouve ou lê, afirmou, em declarações ao ONgoma News.

Já para Andro Kaneza, que tem a música acústica como que seu bilhete de identidade, “a capacidade de poder afectar a vida de outras pessoas de uma forma positiva com pequenos versos é realmente incrível”.

Para defender o interesse desses criadores, Angola conta com a União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC), uma associação sociocultural e profissional, proclamada há 29 anos, que congrega, além de compositores, músicos, actores cénicos, coreógrafos e bailarinos.

A organização, com mais de seis mil membros, tem por finalidade a dinamização da dança, teatro e música, assim como a luta pela inserção profissional e consequentemente a afirmação social dos seus associados.

Redacção
Colégios de Angola

Somos um Portal de Informação sobre Ensino e Educação, focado na promoção e divulgação das melhores práticas de gestão escolar. E somos uma montra para as empresas e marcas do sector.

1
Catálogo
2
Artigos
3
multimédia
4
agenda