Refresque o seu browser!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Descubra algumas curiosidades sobre o que é a quarentena

Artigo

Descubra algumas curiosidades sobre o que é a quarentena

"Quarentena" não significa 40 dias de reclusão.

Andrade Lino
31/3/2020
Descubra algumas curiosidades sobre o que é a quarentena
Foto por:
DR

Ocorrem várias discussões sobre se a quarentena é realmente uma prática adequada para evitar uma grande epidemia, e um dos pontos de maior discussão está no facto de que esse procedimento determina uma limitação na liberdade do indivíduo, que o colocam em situações que o afectam psicologicamente, por exemplo, e desencadeia até mesmo prejuízos financeiros.

Outra questão que se destaca é que não há comprovação científica de que a quarentena seja realmente eficaz no controle de doenças, de acordo um artigo do site Brasil Escola.

Os especialistas nos explicam, então, que quarentena é um tipo de reclusão aplicado a determinado grupo de pessoas sadias, mas que podem ter sido contaminadas pelo agente causador de alguma doença, a fim de evitar que ela se espalhe. Esse procedimento foi adoptado várias vezes na história do mundo e é até hoje.

Segundo a fonte, o tempo de quarentena inicia-se a partir da data do último contacto do indivíduo com um caso clínico ou portador, ou a partir da data que esse comunicante sadio saiu de um local onde havia a fonte de infecção.

Como o paciente será mantido em quarentena varia muito, a depender do tipo de doença em questão e também do local do mundo onde essa pessoa será submetida ao isolamento.

Por outro lado, "quarentena" não significa 40 dias de reclusão. O tempo de quarentena é determinado de acordo com o período de incubação da doença.

Em informática, por exemplo, o termo refere-se a quando um antivírus escaneia o  computador do usuário em busca de malware, e pode acontecer de ele encontrar um arquivo suspeito, mas sem confirmação de que é um vírus de facto. Dessa forma, esse arquivo é colocado em quarentena, geralmente uma pasta criptografada gerenciada pelo antivírus, como uma espécie de jaula de protecção, para que o possível vírus não se espalhe pelo sistema operacional.

Então, o arquivo suspeito fica sob monitoramento do software antivírus a fim de averiguar se a ameaça é ou não real e ele não poderá ser utilizado pelo usuário, mesmo que se trate de um componente de outro software, por medidas de segurança.

Imagine uma doença que tem período de incubação de 10 dias, ou seja, a pessoa começa a desenvolver os sintomas dessa enfermidade após 10 dias do contato com o agente causador. A quarentena, nesse caso, deve ter o mínimo de 10 dias após a pessoa ter tido contato com uma outra doente ou um local onde a doença está ocorrendo.

Ademais, quando falamos em reclusão de pessoas a fim de evitar que uma doença espalhe-se, dois termos são importantes: quarentena e isolamento. Quando uma pessoa é colocada em quarentena, ela é separada da população, porém não apresenta sintomas, tratando-se apenas de uma precaução por ela ter tido contacto com um doente ou ter estado no local de fonte da infecção. Apenas quando a pessoa está comprovadamente doente é que ela é submetida ao isolamento.

Andrade Lino
Jornalista e Fotógrafo

Amante das artes visuais e da escrita, além de jornalista e fotógrafo, Andrade Lino é também estudante do curso de Licentura em Língua Portuguesa e Comunicação na Universidade Metodista de Angola. Nos tempos livres é músico e produtor.

1
Catálogo
2
Artigos
3
multimédia
4
agenda