Refresque o seu browser!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Dicas para cuidar do seu cabelo natural

Artigo

Dicas para cuidar do seu cabelo natural

Tem sido comum ver mulheres negras a usarem cabelo natural

Salomé Vemba
3/3/2017
Dicas para cuidar do seu cabelo natural
Foto por:
DR

Nos últimos anos tem sido comum ver mulheres negras a usarem cabelo natural, umas por moda, outras por factores de aceitação e outras ainda por empoderamento (acção social colectiva que visa potencializar a consciencialização civil sobre os direitos sociais e civil) do povo negro.

Independentemente da razão que nos leva a usar o cabelo natural, ficas a saber que, tal como o cabelo liso, o cabelo natural também tem produtos específicos que ajudam a mantê-lo lindo e saudável. E é importante que conheças as especificidades e as particularidades do teu cabelo de modo que possas comprar os produtos adequados.

Desta forma, nesta primeira edição do Moda e Beleza, vamos falar sobre como cuidar do cabelo natural. Sabias que usar cabelo natural pode ser mais dispendioso do que usar cabelo liso? Pois é! No entanto, tu podes sempre controlar os gastos avultados, comprando apenas os produtos que, de facto, façam bem ao teu cabelo, dominando as técnicas de fazer penteados, visitando alguns sites  ou blogs, em vez de ir, tantas vezes, ao salão de beleza e controlar os teus impulsos e emoções na hora de comprar os produtos.

Lembra-te que:

  1. O livre arbítrio ainda é a chave para a mudança nas nossas vidas. Cada uma é livre de escolher como quer usar o seu cabelo. Por isso, não julgues a pessoa negra que usa cabelo liso, pois isto não a torna menos negra ou menos africana;
  2. ‍Se vais ou queres usar cabelo natural, compra apenas o necessário (shampoo, condicionador, creme hidratante e de pentear e óleos), para que não gastes demasiado e não intoxiques o teu couro cabeludo;
  3. ‍Cada uma tem organismo diferente, que responde também, de forma diferente aos produtos. O que faz bem às outras a nós pode fazer mal. Então, não uses tudo o que as outras usam nos seus cabelos.
  4. ‍Faz hidratação, pelo menos, duas vezes por semana, pois o cabelo crespo é seco por natureza e assim deves mantê-lo sempre hidratado. E, para este processo, procura sempre, caso precises de aconselhamento, pedir opinião às outras mulheres que usam cabelo natural há mais tempo do que tu;
  5. Opta por escolher produtos naturais ou pelo menos com menos químicos possíveis.
Ama o teu cabelo como é: liso, ondulado, crespo ou cacheado!
Salomé Vemba
Professora e Redatora

Formada em Pedagogia, na especialidade de Língua Portuguesa, Salomé Vemba partilha a escrita com a função de professora.

1
Catálogo
2
Artigos
3
multimédia
4
agenda