Refresque o seu browser!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Ensino em Malanje vai contar com avaliação psico-pedagógica

Artigo

Ensino em Malanje vai contar com avaliação psico-pedagógica

A formação decorrerá todas as quintas e sextas-feiras da semana, até ao dia 17 de Abril próximo.

Redacção
20/3/2020
Ensino em Malanje vai contar com avaliação psico-pedagógica
Foto por:
DR

Serão criados neste ano, em Malanje, oito Gabinetes Psico-pedagógicos, para experiência piloto, numa primeira fase em igual número de escolas primárias da província, visando o estudo e avaliação dos problemas de aprendizagem dos alunos, para melhoria do sistema.

Para tal, arrancou ontem, quinta-feira, naquela cidade, uma formação para os professores e técnicos dos futuros Gabinetes Psico-pedagógicos, a fim de serem dotados de ferramentas que lhes habilitam a detectar dificuldades dos alunos e consequentemente buscar soluções, sobretudo aqueles com necessidades especiais.

A informação foi prestada pela coordenadora da referida formação, Filipa Macanzo, que referiu que os participantes serão dotados de matérias de educação inclusiva e estes deverão disseminar as mesmas aos outros professores e psicólogos, através de seminários a serem realizados em Maio deste ano.

A responsável, citada pela Angop, não revelou as instituições de ensino nem as localidades inicialmente seleccionadas, mas precisou que o projecto vai abranger todos os sectores de professorados da província.

“Foi já lançado o projecto para a criação dos Gabinetes Psico-pedagógicos e sensibilizados gestores escolares para a sua adesão e agora iniciou a formação dos quadros que trabalharão nos mesmos”, esclareceu, acrescentando ser estratégia do Gabinete Provincial de Educação, primeiro, preparar as pessoas e, depois, criar os espaços de intervenção, e lembrou ainda que a expansão dos referidos gabinetes será feita gradualmente nos catorze municípios da província, de acordo com os resultados alcançados.

Os Gabinetes Psico-pedagógicos terão a missão de detectar precocemente os problemas de aprendizagem, para que, em tempo oportuno, os mesmos sejam superados, sobretudo as questões comportamentais dos alunos, que em muitos casos influenciam negativamente na assimilação dos conteúdos.

A formação dos técnicos, ora iniciada, decorrerá todas as quintas e sextas-feiras da semana, até ao dia 17 de Abril próximo, e nela serão ministradas matérias relacionadas com o perfil do psico-pedagógico, desde a orientação escolar, modalidades de atenção psico-pedagógica, avaliação, diagnóstico e intervenção psico-pedagógica, atenção às diferenças individuais, deficiência de atenção e hiperactividade, entre outras, avançou a fonte.

Redacção
Colégios de Angola

Somos um Portal de Informação sobre Ensino e Educação, focado na promoção e divulgação das melhores práticas de gestão escolar. E somos uma montra para as empresas e marcas do sector.

1
Catálogo
2
Artigos
3
multimédia
4
agenda