Refresque o seu browser!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Estados Unidos da América continuam a ser a maior atracção para estudantes internacionais

Artigo

Estados Unidos da América continuam a ser a maior atracção para estudantes internacionais

Dos 20 milhões de estudantes de 4.500 faculdades e universidades americanas, 5% saem de outros países.

Andrade Lino
11/1/2018
Estados Unidos da América continuam a ser a maior atracção para estudantes internacionais
Foto por:
DR

As faculdades e universidades dos Estados Unidos da América atraíram mais de meio milhão de formandos, um número recorde de estudantes internacionais, em relação a uma década atrás.

Por essa razão, os Estados Unidos da América continuam a ser o principal destino para estudos no exterior, pois recebe um número ávido de estudantes internacionais que se matriculam nas faculdades de todas as dimensões.

Nesse sentido, o Departamento de Estado dos EUA opera 425 centros de orientação EducationUSA gratuitos em 175 países para ajudar estudantes e pais a aprender como matricular-se, solicitar vistos e encontrar instituições de ensino que melhor atendem às suas necessidades.

Dos 20 milhões de estudantes de 4.500 faculdades e universidades americanas, 5% saem de outros países, tendo gasto 39,4 mil milhões de dólares para estudar e morar no país em 2016, impulsionando o orçamento das faculdades e a economia local, declara o Departamento de Comércio.

A Universidade de Nova Iorque (NYU) matriculou o maior número de estudantes, segundo o site Open Doors, que cita o censo anual realizado pelo Instituto de Educação Internacional em parceria com o Bureau de Assuntos Educacionais e Culturais.

Muitos estudantes citam a qualidade e a diversidade da educação do ensino superior nos Estados Unidos da América, e a título de exemplo está Kao Takaya, de 21 anos de idade, que frequentou a Universidade de Washington fazendo intercâmbio de um ano em Liderança Global como bolsista pela Universidade Waseda em Tóquio.

“No Japão, muitas disciplinas são teóricas e as aulas puramente expositivas, enquanto nas salas de aulas americanas os estudantes são mais engajados”, afirma Kao, citada pelo ShareAmerica.

Suas disciplinas da Universidade de Washington eram “muito práticas”, incluindo uma de Empreendedorismo em que ela e os colegas criaram uma empresa que vendia produtos para clientes de verdade. Kao fez estágio numa empresa de Seattle e foi voluntária em um abrigo para moradores de rua.

As universidades possuem funcionários para ajudar estudantes internacionais com vistos e envolvê-los em clubes e na vida do campus e, além disso, os 8 mil estudantes estrangeiros da Universidade de Washington também se beneficiam da Fundação para Compreensão Internacional Através dos Estudantes, organização sem fins lucrativos que oferece serviços de acolhimento e conexões na comunidade.

Essas experiências alimentaram a ambição de Kao de buscar uma carreira internacional em Administração de Empresas.

 

Andrade Lino
Jornalista e Fotógrafo

Amante das artes visuais e da escrita, além de jornalista e fotógrafo, Andrade Lino é também estudante do curso de Licentura em Língua Portuguesa e Comunicação na Universidade Metodista de Angola. Nos tempos livres é músico e produtor.

1
Catálogo
2
Artigos
3
multimédia
4
agenda