Refresque o seu browser!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Falta de acompanhamento dos encarregados de educação entre as causas do insucesso escolar

Artigo

Falta de acompanhamento dos encarregados de educação entre as causas do insucesso escolar

“A falta de acompanhamento dos pais origina também diversos tipos de comportamento desviante dos seus filhos”, alertou.

Plácida Lino Brandão
11/5/2018
Falta de acompanhamento dos encarregados de educação entre as causas do insucesso escolar
Foto por:
DR

O fraco acompanhamento do aprendizado dos filhos pelos pais e encarregados de educação tem estado a contribuir para o insucesso escolar das crianças, afirmou, recentemente, o professor Jackson Gico de Sousa.

Em entrevista à Angop, o docente falava a propósito da avaliação referente ao primeiro trimestre do ano lectivo, tendo recordado que o grau de aproveitamento dos alunos não está relacionado apenas com o processo de transmissão de conhecimentos, mas também com a interação entre a família e a escola.

Segundo o professor, “esta relação é quase inexistente nos últimos tempos”, pois “muitos pais e encarregados de educação, após a matrícula dos seus educandos, limitam-se apenas a aguardar pelo resultado no final do ano lectivo, deixando toda a responsabilidade à mercê das escolas”.

Para Jackson Gico, “é necessário um esforço maior das famílias com o processo de ensino e aprendizagem dos menores, sendo um erro abandonar a educação das crianças à responsabilidade exclusiva dos professores e a direcção da escola”. Acrescentou ainda que "o fortalecimento da relação escola/família permitiria melhorar o aproveitamento dos alunos, na medida em que os pais perceberiam as diferentes etapas do processo de formação dos seus filhos e, deste modo, poderiam corrigir as possíveis falhas", realçou.

Na perspectiva do docente, uma educação sólida depende da imprescindível cooperação entre a família e a escola. “A falta de acompanhamento dos pais origina também diversos tipos de comportamento desviante dos seus filhos”, alertou.

 

 

 

Plácida Lino Brandão
Estagiária

Estou Ciências da Comunicação na Universidade Independente de Angola

1
Catálogo
2
Artigos
3
multimédia
4
agenda