Refresque o seu browser!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Festival da Francofonia comemorado com várias atracções culturais

Artigo

Festival da Francofonia comemorado com várias atracções culturais

O evento vai até o dia 30 deste mês.

Andrade Lino
20/3/2019
Festival da Francofonia comemorado com várias atracções culturais
Foto por:
DR

A Aliança Francesa de Luanda organiza desde o passado dia 17 deste mês, até ao dia 30, um grande festival, com concertos, espectáculos e eventos gastronómicos, para celebrar o Dia Internacional da Francofonia, que se assinala hoje, 20 de Março.

A Francofonia é o conjunto dos locutores que compartilham a língua francesa. São mais de 300 milhões de falantes espalhados nos 5 continentes. Fundada em 1970,  a Organização Internacional da Francofonia (OIF) promove a língua francesa e incentiva a cooperação entre os 88 Estados e governos membros ou observadores que a compõem.

Nesse diapasão, o centro Anim´art, no Cazenga, acolheu um “Espectáculo de contos e magia do magicontador”, de acordo com o comunicado que recebemos, neste domingo, dia 17, pelas 16 horas, e o mesmo evento teve lugar ainda ontem, terça-feira, pelas 15 horas, no Centro Cultural Brasil Angola (CCBA), com classificação etária a partir dos 6 anos, um espectáculo apresentado em português, com duração de 45 minutos.

O magicontador foi Eric Chartiot, que levou os espectadores angolanos no universo encantador dos livros através de histórias e truques de magia.

Entretanto, nos dias 22 e 23, pelas 19h30, no  Brasserie Bento e no Restaurante Kook Deana Spa, respectivamente, acontece a operação “Goût de France”, simultaneamente em 152 países dos 5 continentes.

Trata-se de um encontro promove a refeição gastronómica e o “art de vivre” à francesa, inscritos na lista do Património Imaterial da Unesco. Em Luanda, o chef francês especialmente convidado, Julien Mercier, convida o público a descobrir os ricos sabores da região da Provença. Porém, para participar deste evento, é preciso fazer reservas.

Ainda no âmbito das celebrações da Francofonia, a Aliança Francesa apresenta um grande concerto gratuito com duas bandas inéditas em Angola. A banda francesa “Billet d’Humeur” e o celebre cantor ruandês Buravan, neste sábado, dia 23, às 19h00, na União dos Escritores Angolanos.

Na quinta-feira, dia 28, às 18h30, no restaurante Naquele Lugar - Calçada São Miguel, antiga Fortaleza, junto ao Museu das Forças Armadas, em parceria com a rede profissional francófona de Luanda Trabalhamos Juntos, a organização estará a realizar a apresentação em francês do livro “Heurs et malheurs d’un restaurateur à Paris” da escritora Françoise Schall-Wakai.

Segue-se então, no sábado, dia 30, pelas 9 horas, no Centro Cultural Brasil-Angola (CCBA), o Festival Francófono do Belfa, que será a ocasião de reunir os professores de francês de Luanda e uma selecção de alunos, para apresentar o trabalho efectuado nas escolas e será uma festa onde estes interpretarão canções, danças e poemas.

O evento decorrerá até as 13 horas. Começará com um espectáculo de conto e magia do Eric Chartiot “Contos Mágicos”.

O Belfa, segundo a nota a que tivemos acesso, é o Gabinete de Estudos da Língua Francesa em Angola, e faz parte do Ministério da Educação Angolano.

A sua missão principal é planificar a formação dos professores de língua francesa em todas as províncias de Angola. Trabalha também na promoção da língua francesa e apoia os professores no processo de inovação nas actividades com os alunos angolanos.

Andrade Lino
Jornalista e Fotógrafo

Amante das artes visuais e da escrita, além de jornalista e fotógrafo, Andrade Lino é também estudante do curso de Licentura em Língua Portuguesa e Comunicação na Universidade Metodista de Angola. Nos tempos livres é músico e produtor.

1
Catálogo
2
Artigos
3
multimédia
4
agenda