Refresque o seu browser!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Fundação Arte e Cultura lança aulas online de percussão corporal com o professor Gideão Zumba

Artigo

Fundação Arte e Cultura lança aulas online de percussão corporal com o professor Gideão Zumba

Para a aula de percussão corporal, é fundamental a coordenação motora.

Andrade Lino
13/5/2020
Fundação Arte e Cultura lança aulas online de percussão corporal com o professor Gideão Zumba
Foto por:
DR

Decorrem, com início nesta semana, na Fundação Arte e Cultura, aulas de percussão corporal e de bateria, no quadro do projecto “Fundação Arte e Cultura Online” da organização, sob o lema “Fique em casa e proteja a sua vida”.

As aulas são leccionadas no horário das 15h00, de segunda a sexta, com Gideão Zumba, professor do Centro Cultural da Fundação, onde, durante a formação, os alunos poderão ver módulos como "A bateria e sua história", "Constituição da bateria", "Como se sentar na bateria", "Como controlar as baquetas", "Rudimentos" e "Ritmos para tocar as primeiras músicas", e serão demonstradas várias obras para que os alunos possam aprender com facilidade.

Chama-se percussão corporal aquela em que o corpo se serve de instrumento para a produção de sons, diferente da percussão por bateria, onde o som é produzido através deste instrumento.

Segundo o professor de percussão Gideão Zumba, para a aula de percussão corporal, é fundamental a coordenação motora (capacidade de tocar coisas diferentes com diferentes membros).

“A vantagem da percussão corporal é que não precisamos de um instrumento além do nosso próprio corpo. Queremos por outra ensinar as crianças a tocar bateria e, de caminho, a aprenderem um pouco sobre as origens do instrumento. Mas a bateria corporal é essencial nessa altura, principalmente para aquelas crianças e adolescentes que não dispõem de uma bateria em casa.”, afirma Gideão Zumba, citado no comunicado enviado ao ONgoma News.

Para acompanharem o professor, as crianças e adolescentes e, na realidade, todos os interessados, deverão dispor apenas de dois paus de cerca de 30 cm de comprimento, uma sola de chinelas tipo “havaianas” e um pedaço de tábua onde possa caber a chinela - para as aulas de percussão de bateria - e para a corporal bastará o corpo.

A aula de percussão corporal foi concebida pela Fundação para garantir que as crianças e adolescentes consigam conciliar a brincadeira e o conhecimento artístico, permitindo mesmo a interação dos pais com os filhos.

“Reconhecemos que para os pais é cansativo ficar em casa e lidar com o barulho das crianças, que é também sempre saudável. Por isso pensamos dar aulas de percussão corporal para que as crianças tenham o privilégio de aprender uma arte, produzir sons através do corpo e com isto animarem os pais e deixar os seus dias melhores”, assegura o director para área social da Fundação, Xavier Narciso.

Andrade Lino
Jornalista e Fotógrafo

Amante das artes visuais e da escrita, além de jornalista e fotógrafo, Andrade Lino é também estudante do curso de Licentura em Língua Portuguesa e Comunicação na Universidade Metodista de Angola. Nos tempos livres é músico e produtor.

1
Catálogo
2
Artigos
3
multimédia
4
agenda