Refresque o seu browser!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Gestor escolar quer acabar com actos de corrupção na academia

Artigo

Gestor escolar quer acabar com actos de corrupção na academia

O responsável falou neste último sábado.

Redacção
23/4/2019
Gestor escolar quer acabar com actos de corrupção na academia
Foto por:
DR

O decano da Escola Superior Politécnica do Zaire (ESPZ), em Mbanza Kongo, João Mateus Marciano, propôs-se em acabar com o fenómeno de compra de notas e trabalhos de fim-de-curso pelos estudantes da instituição, sem, no entanto, referir se existe ocorrência de casos desta natureza na sua academia.

O gestor, que falava neste último sábado na abertura da habitual cerimónia de baptismo dos 258 novos estudantes (caloiros), lembrou que o país está a viver um novo paradigma, com foco no combate às práticas de corrupção e outros males do passado, onde as instituições de ensino não fogem à regra, alertando assim a expulsão de professores e estudantes que se envolverem em eventuais actos de corrupção a nível da instituição.

Por outro lado, o decano reconheceu haver, de acordo com a Angop, uma redução significativa da média de idade dos estudantes que ingressaram no ano de 2019, de 32 anos em 2010 para 19 anos no presente ano lectivo, mas lamentou ainda o facto de terem sido apenas absorvidos 258 estudantes das 570 vagas que a escola disponibilizou neste ano lectivo, justificando que muitos candidatos não atingiram a nota mínima de 10 valores nos testes de admissão, como condição para o ingresso ao Ensino Superior.

Por sua vez, o secretário-geral da associação dos estudantes da referida instituição, António Félix Ndongala, manifestou-se preocupado com a morosidade na cedência das declarações e certificados aos finalistas.

No presente ano lectivo, que arrancou em Março, a Escola Superior Politécnica do Zaire (ESPZ) conta com mil e 769 estudantes e um corpo docente constituído por professores nacionais e estrangeiros (cubanos).

Redacção
Colégios de Angola

Somos um Portal de Informação sobre Ensino e Educação, focado na promoção e divulgação das melhores práticas de gestão escolar. E somos uma montra para as empresas e marcas do sector.

1
Catálogo
2
Artigos
3
multimédia
4
agenda