Refresque o seu browser!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Governo da Lunda Norte vai reactivar jangos para regaste de valores culturais

Artigo

Governo da Lunda Norte vai reactivar jangos para regaste de valores culturais

O governo da Lunda Norte vai reactivar os txota nas comunidades, para o resgate de valores culturais na província.

Redacção
14/1/2020
Governo da Lunda Norte vai reactivar jangos para regaste de valores culturais
Foto por:
DR

A reactivação dos txota (comummente conhecidos como jangos), locais onde os mais velhos transmitem conhecimentos sobre os hábitos e costumes povo aos jovens, consta das prioridades de resgate dos rituais da tradição tchokwe, numa acção conjunta com as autoridades tradicionais.

Em entrevista à Angop, a directora do Gabinete Provincial da Cultura na Lunda Norte, Esmeralda Maximata, afirmou que será feito um trabalho árduo de sensibilização nas comunidades, visando incentivar as famílias a resgatar alguns rituais em ameaça de extinção, como a Mucanda e kafundeji,tidos como indispensáveis na transição do adolescente para a fase adulta.

A implementação de estudos de investigação científica sobre ospatrimónios históricos e culturais na Lunda Norte e a formação de quadros,constam dos desafios do sector para este ano.

A província da Lunda Norte é constituída pelos Tchokwe, Lundas(Arund), Balubas, Kakhongos, Imbangalas, Bondos, Songos, entre outros. As danças txianda, txissela, kalukuta, kandowa, makhopo, maringa, kandjendje, likembe, canga, kasebu, entre outras, apoiadas por uma variedade de instrumentos musicais tradicionais como o Ngoma (tambores/batuque) thcingunvu ,ndjimba, tchissanje e muiyemba, caracterizam este povo.

Redacção
Colégios de Angola

Somos um Portal de Informação sobre Ensino e Educação, focado na promoção e divulgação das melhores práticas de gestão escolar. E somos uma montra para as empresas e marcas do sector.

1
Catálogo
2
Artigos
3
multimédia
4
agenda