Refresque o seu browser!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Intercâmbio cultural une em Angola docentes universitários de várias partes do mundo

Artigo

Intercâmbio cultural une em Angola docentes universitários de várias partes do mundo

O evento tem arranque já amanhã.

Andrade Lino
10/9/2019
Intercâmbio cultural une em Angola docentes universitários de várias partes do mundo
Foto por:
DR

A Fundação Arte e Cultura vai juntar, de 11 a 20 deste mês, na sua sede, na Ilha de Luanda, profissionais e docentes de artes de universidades dos Estados Unidos da América, Peru, Israel e Polónia, e para um intercâmbio artístico-cultural com os docentes do ISARTES e artistas plásticos angolanos.

A iniciativa decorre no âmbito do projecto “Ponte de Arte”, daquela fundação, e visa criar oportunidades para que estudantes de artes das universidades daqueles países possam criar temas de defesa do final do curso relacionados com a realidade artístico-cultural angolana e vice-versa.

O projecto propõe-se ainda a criar uma conexão entre profissionais nacionais e internacionais de arte, de modo a tirar melhor proveito das potencialidades artísticas e culturais entre os países e identificar oportunidades de internacionalização dos artistas plásticos angolanos, assegurando a valorização das artes angolanas e os seus fazedores, de acordo com o comunicado que recebemos.

A atividade terá três fases. “No primeiro momento, todos os artistas internacionais e nacionais irão pintar juntos em torno de um único tema, que é, muito simplesmente, o Prato”, disse o porta-voz da Fundação Arte e Cultura, Camilo Lemos, que continuou que a segunda fase será a realização da Conferência Internacional sobre Arte, onde oradores internacionais e nacionais vão poder partilhar as suas experiências.

Já na terceira fase, informou, terá lugar uma exposição colectiva com as obras pintadas pelos artistas, ou seja, será a apresentação do resultado da primeira fase.

“Ponte de Arte” é um projecto novo da Fundação Arte e Cultura que trata de intercâmbio de docentes de artes plásticas afectos a universidades estrangeiras com congéneres do ISARTES e artistas plásticos angolanos. Visa levar estudantes de outras universidades a escolherem Angola como ponto de busca de tema para os trabalhos de finais de curso, e visa ainda promover os artistas e as potencialidades artístico-culturais angolanas, refere a nota a que tivemos acesso.

Sendo um contributo de responsabilidade social corporativa do Grupo Mitrelli, a Fundação Arte e Cultura tem como missão promover a inclusão social de crianças, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade e contribuir para a construção do seu futuro, através da educação para as artes, e apoiar a classe artística em projectos que ampliem o desenvolvimento cultural de Angola, tendo como valores básicos a ética, a transparência, o humanismo, o respeito mútuo e a solidariedade.

Andrade Lino
Jornalista e Fotógrafo

Amante das artes visuais e da escrita, além de jornalista e fotógrafo, Andrade Lino é também estudante do curso de Licentura em Língua Portuguesa e Comunicação na Universidade Metodista de Angola. Nos tempos livres é músico e produtor.

1
Catálogo
2
Artigos
3
multimédia
4
agenda