Refresque o seu browser!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Lê e assiste a estes dois clássicos da literatura e do cinema: “As Aventuras de Robin Hood” e “Os Três Mosqueteiros”

Artigo

Lê e assiste a estes dois clássicos da literatura e do cinema: “As Aventuras de Robin Hood” e “Os Três Mosqueteiros”

As duas obras foram escritas pelo romancista francês Alexandre Dumas, que viveu de 1802 a 1870.

Salomé Vemba
3/4/2018
Lê e assiste a estes dois clássicos da literatura e do cinema: “As Aventuras de Robin Hood” e “Os Três Mosqueteiros”
Foto por:
DR

Para sugestão de leitura apresentamos dois clássicos mundiais da literatura infanto-juvenil, “Os Três Mosqueteiros” e “As Aventuras de Robin Hood”, ambos escritos pelo romancista francês Alexandre Dumas.

“As Aventuras de Robin Hood” é a estória de um herói e seu bando em busca de justiça e igualdade. O livro aborda a vida de um herói que rouba dos ricos para dar aos pobres, um retrato de ambientes vividos na Inglaterra dos séculos XII e XIII.

O livro foi adaptado no cinema pela primeira vez em 1938, nos Estados Unidos da América, sob a direcção de Michael Curtiz e William Keighley.

Já “Os Três Mosqueteiros” é um romance histórico que retrata as aventuras de quatro grandes heróis: Athos, Aramis, Porthos e D”ataghan – este último aspirante a mosqueteiro, na França século XVII. As aventuras dos três mosqueteiros estendem-se a outros dois livros do mesmo autor “Vinte anos depois” e “O Visconde de Bagelomne”, lançados em 1845 e 1848, respectivamente.

A estória foi adaptada no cinema várias vezes, sendo a primeira adaptação em 1993 nos Estados Unidos da América sob a direcção de Stephen Herek. E a última foi em 2011 sob a direcção de Paul W. S. Anderson.

Sobre o autor:

Alexandre Dumas, escritor romancista francês, nasceu em 1802 e morreu em 1870. Escreveu vários outros livros como “A Tulipa Negra” (1850), “A Rainha Margot” (1845), “O Colar da Rainha” (1849), “O Conde de Monte Cristo” (1845) entre outros.

Sugestões de Actividades:

Para melhor compreensão dos temas abordados em As Venturas de Robim Hood e Os Três Mosqueteiros podes, com o auxílio do teu professor de Português e/ou de Literatura, trabalhar com os teus colegas em torno dos pontos a seguir apresentados:

# Debater sobre as desigualdades sociais;

# Ler e fazer resumos de capítulos ou das obras;

# Criar textos dos géneros dos livros lidos, nomeadamente aventura e romance;

# Fazer um estudo comparativo das obras, tendo em conta que as estórias aconteceram em séculos diferentes e em realidades diferentes;

# fazer levantamento vocabular de cada época.

 

Salomé Vemba
Professora e Redatora

Formada em Pedagogia, na especialidade de Língua Portuguesa, Salomé Vemba partilha a escrita com a função de professora.

1
Catálogo
2
Artigos
3
multimédia
4
agenda