Refresque o seu browser!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
MESCTI apoia empreendedorismo no ensino superior

Artigo

MESCTI apoia empreendedorismo no ensino superior

O acordo decorreu nesta sexta-feira.

Redacção
11/2/2019
MESCTI apoia empreendedorismo no ensino superior
Foto por:
DR

Angola e Países Baixos reafirmaram, nesta última sexta-feira, em Luanda, a vontade de cooperar para a implementação de um ecossistema de inovação e empreendedorismo no ensino superior no país.

A decisão saiu de uma reunião que juntou a equipa do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) e a uma delegação dos Países Baixos, chefiada pelo seu embaixador acreditado em Angola, Anne Van Leeuwen.

O encontro, que decorreu sob orientação do Secretário de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos da Silva Neto, serviu para dar continuidade à troca de experiências e ao reforço da cooperação que se pretende firmar, sendo este o segundo encontro entre as partes, após a primeira visita da delegação angolana aos Países Baixos, em Setembro do ano passado, que visou se aferir a organização e o funcionamento do Ecossistema daquele país, com vista à sua adaptação para o ensino superior em Angola e a implementação, de forma mais eficiente, dos programas e das acções constantes do Plano de Desenvolvimento PDN 2018/2022.

Durante a reunião, as partes reafirmaram a necessidade de estabelecerem um acordo de cooperação de nível ministerial, de forma a facilitar a melhor dinamizar a monitorização da implementação do ecossistema de inovação e empreendedosirmo nas instituições de ensinos superior angolanas, estando neste momento os documentos para este fim em fase preparatória.

Actualmente, duas instituições de ensino superior angolanas, nomeadamente a Universidade José Eduardo dos Santos e a Óscar Ribas, são detentoras de acordos de colaboração com duas universidades holandesas.

No âmbito da cooperação, foi inaugurado, quinta-feira, na província do Huambo, o laboratório de Sistema de Informação Geográfico de Detecção Remota da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade José Eduardo dos Santos, com o objectivo de impulsionar a agricultura de precisão em Angola., através da monitorização, por imagem satélite, das áreas agrícolas.

Este laboratório resulta de um financiamento da República da Holanda e da Agência Euro Espacial.

Segundo uma nota do MESCTI a que a Angop teve acesso, esta iniciativa de cooperação visa, acima de tudo, fomentar o empreendedorismo e impulsionar as actividades de inovação e investigação científica nas instituições de ensino superior, a fim de atingirem o seu potencial.

Para isso, lê-se no documento, há necessidade de partilha sobre noções de empreendedorismo, startups, incubadoras de empresas, com a realização de workshops e palestras para o efeito.

Redacção
Colégios de Angola

Somos um Portal de Informação sobre Ensino e Educação, focado na promoção e divulgação das melhores práticas de gestão escolar. E somos uma montra para as empresas e marcas do sector.

1
Catálogo
2
Artigos
3
multimédia
4
agenda