Refresque o seu browser!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Moses Caiaia apresenta livro sobre investimento privado no Direito angolano

Artigo

Moses Caiaia apresenta livro sobre investimento privado no Direito angolano

Moses escreve sobre o regime que vigorou desde 1992 até a presente data.

Redacção
13/7/2020
Moses Caiaia apresenta livro sobre investimento privado no Direito angolano
Foto por:
Andrade Lino

O jurista angolano Moses Caiaia apresentou, nesta última sexta-feira, em Luanda, a obra "O financiamento de projectos de Investimento Privado à Luz do Direito angolano", onde aborda a história do investimento privado no Direito angolano, sublinhando os regimes que vigoraram desde o alcance da independência até ao presente.

Com cem  páginas, repartidas  em  dois  capítulos, o autor traz no primeiro capítulo um retrato sobre os regimes que vigoraram desde 1975 até 1992, período em que se observou uma economia planificada e um sistema político monopartidário, disse à imprensa, de acordo com a Angop.

Num segundo momento, Moses escreve sobre o regime que vigorou desde 1992 até a presente data, tendo avançado que, em relação a este período, destacou o facto de a partir de 2003, após o fim do conflito armado no ano anterior, ter havido a preocupação política e legislativa de se reger o investimento privado, quer se trate de investimento estrangeiro, quer nacional.

“Evidenciamos, por isso, a pertinência da atracção de investimento e os esforços desenvolvidos no sentido de se criar um quadro  favorável “, afirmou o académico, que ainda no segundo capítulo aflora o tema sobre o financiamento de projectos, com ênfase para as especificidades previstas na Lei n.º 10/18, de 26 de Junho – Do Investimento Privado (em vigor) e estabelece também uma análise comparativa entre tais especificidades e o que dispõe a Lei das Sociedades Comerciais em matéria sobre financiamento.

Na parte final do estudo, a obra analisa o regime aplicável a alguns sectores e actividades que são regulados por leis especiais e que obedecem, dada a sua natureza, a regras mais rígidas em relação ao financiamento.

Temas como  “Investimento privado antes e pós independência”, “Investimento privado até 1992“, “Capital de risco“, “ Capital social “, e “ Financiamento  bancário“ , constam do livro.

Moses  Caroeb  Catiavala  Caiaia é jurista de profissão. Licenciou-se  pela  Faculdade  de Direito da Universidade Católica de Angola.

Já publicou as obras  “Investimento Privado no Direito Angolano – Introdução e Comentários à Lei n.º 10/18, de 26 de Junho (LIP)”  e  “Temas de Direito das Sociedades Comerciais”.

Redacção
Colégios de Angola

Somos um Portal de Informação sobre Ensino e Educação, focado na promoção e divulgação das melhores práticas de gestão escolar. E somos uma montra para as empresas e marcas do sector.

1
Catálogo
2
Artigos
3
multimédia
4
agenda