Refresque o seu browser!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Orientação Académica. Dicas de Mara Kiassekoka que deves saber antes de entrar para a Universidade

Artigo

Orientação Académica. Dicas de Mara Kiassekoka que deves saber antes de entrar para a Universidade

“O que deves saber antes de entrar para a Universidade”, está dividido em três temas, entre eles o “Auto-conhecimento”.

Redacção
18/1/2018
Orientação Académica. Dicas de Mara Kiassekoka que deves saber antes de entrar para a Universidade
Foto por:
Andrade Lino

Se és daqueles estudantes que continuam com dúvidas sobre que curso fazer na universidade, convidamos-te a adquirir o livro “O que deves saber antes de entrar para a Universidade”, da autora angolana Mara Kiassekoka, lançado terça-feira, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda.

“O que deves saber antes de entrar para a Universidade”, está dividido em três temas, e Mara Kiassekoka aborda, no primeiro, o “Auto-conhecimento”, que é fundamental para conheceres os teus defeitos, gostos, qualidades ou potencialidades. Além disso, como esclareceu a autora, enquanto estudante, deves conhecer o mercado, quais as universidades existentes em Angola, cursos ministrados, a tua capacidade financeira ou dos teus encarregados de educação, rendimento académico, visto que certas universidades exigem uma nota específica para que sejas aprovado.

Segundo a autora, “não saber para aonde ir, ou não ter a mínima ideia do que ir fazer na universidade é uma fase por que muitos passam, e então o livro traz ferramentas que ajudam o indivíduo a conhecer-se melhor e que culminam com a escolha do curso universitário”.

Por outro lado, “O que deves saber antes de entrar para a universidade” traz ainda algumas estratégias para ajudar-te durante o preparatório universitário e aborda a importância do estudo em grupo e do conhecimento das técnicas de estudo.

Mestre em Gestão de Projectos pela Devry University, em Houston, Mara explicou que a primeira motivação para a elaboração da obra foi a sua própria história, como estudante, nos Estados Unidos da América, onde passou por momentos difíceis, que exigiram de si grandes tomadas de decisões. A segunda motivação, continuou, foi o contacto que manteve com certos estudantes internacionais, aquando do seu trabalho na empresa Management To Learn, onde funcionou na área de orientação académica.  

“Vi a aflição deles, muitos reprovavam, desistiam dos cursos, não por serem incapacitados ou por não terem competências intelectuais, mas por não passarem primeiro por um processo de orientação”, partilhou, em entrevista ao Ongoma News.

Se não quiseres passar pela mesma dificuldade que alguns colegas de Mara tiveram, caso não consigas adquirir o livro, pesquisa na Internet mais dicas sobre orientação académica e conversa regularmente com o teu professor e encarregados de educação sobre o assunto.

Redacção
Colégios de Angola

Somos um Portal de Informação sobre Ensino e Educação, focado na promoção e divulgação das melhores práticas de gestão escolar. E somos uma montra para as empresas e marcas do sector.

1
Catálogo
2
Artigos
3
multimédia
4
agenda