Refresque o seu browser!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Projecto promove acesso gratuito ao ensino para crianças

Artigo

Projecto promove acesso gratuito ao ensino para crianças

A iniciativa começou em Agosto deste ano.

Redacção
5/12/2019
Projecto promove acesso gratuito ao ensino para crianças
Foto por:
DR

A Escola na Rua é um projecto educacional criado pelo jovem João Aldemiro Japão, numa ruela denominada Banga We, “faça também”, em português, para que crianças angolanas tenham acesso ao ensino gratuito, mesmo na rua.

A iniciativa, que data de Agosto deste ano, reúne já cento e oitenta crianças, dos cinco aos 16 anos de idade, que encontram diariamente, ao entardecer, na convergência dos bairros da Samba Grande, Morro da Luz e Rocha Pinto, distrito urbano da Maianga, em Luanda, para assistir às aulas.

João Japão e amigos ministram aulas para crianças residentes nos arredores do Banga Wé e para algumas provenientes de zonas distantes.   

De acordo com o artigo da Angop, as crianças, quer as que estão fora do sistema de ensino como as que frequentam as escolas oficiais, com o os seus bancos, começam a dirigir-se a Rua de Serviço Interior à Estrada da Samba, onde é montada a “escola”, a partir das 16 horas.

A escola abriu com apenas 15 alunos, depois da Comissão de Moradores (CM) ter indicado João Japão como um dos responsáveis. Por sua vez, este propôs a execução de projectos comunitários ligados à educação, saúde e saneamento básico.

Como membro da CM, cita a fonte, criou o projecto Escola na Rua, também conhecido por explicação na rua, ministrando, gratuitamente, aulas para algumas crianças, primeiro na sua residência, depois se estendendo para a rua, com o aumento do número de interessados.

Redacção
Colégios de Angola

Somos um Portal de Informação sobre Ensino e Educação, focado na promoção e divulgação das melhores práticas de gestão escolar. E somos uma montra para as empresas e marcas do sector.

1
Catálogo
2
Artigos
3
multimédia
4
agenda