Refresque o seu browser!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Qualificação dos professores depende da formação

Artigo

Qualificação dos professores depende da formação

Jesus Baptista apelou a todos os actores para uma participação activa e responsável nos debates a serem proporcionados.

Redacção
22/10/2018
Qualificação dos professores depende da formação
Foto por:
DR

Para o exercício da função docente, a qualificação dos professores passa pela aposta na formação contínua, afirmou em Luanda, o secretário de Estado da Educação para o Ensino Técnico Profissional, Jesus Baptista.

Para o responsável, o quadro actual exige dos professores uma reflexão profunda sobre as suas práticas como verdadeiros profissionais da acção docente, mas, acima de tudo, formação para dar segurança aos profissionais que iniciam o processo de mudança.

Falando hoje na abertura da terceira fase de formação contínua de professores no âmbito do Projecto de Aprendizagem para Todos (PAT), reafirmou a necessidade da aposta na formação para se promover a mudança das práticas nas salas de aula e consequentemente na melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem.

“O Governo de Angola está fortemente empenhado em melhorar a qualidade de ensino com foco na mudança qualitativa do processo de ensino que impacte na qualidade das aprendizagens”, reforçou.

No âmbito do PAT, o Ministério da Educação (MED) está a trabalhar com parceiros para o desenvolvimento e implementação do programa faseado de formação contínua dos professores, sendo que se pretende proporcionar aos professores em serviço oportunidades de desenvolvimento e de competências profissionais, predominantemente centrada na melhoria das práticas de ensino em salas de aula e de coordenação pedagógica e com valência significativa com apoio tutorial.

A formação deve ser entendida como um espaço de convivência profissional e como oportunidade valiosa para a reflexão sobre a função de ensinar e ensinar melhor, disse ainda Jesus Baptista, que augura que o alcance dos objectivos que nortearam a formação impõe a todos os participantes uma entrega total, por isso, citado pela Angop, apelou a todos os actores para uma participação activa e responsável nos debates a serem proporcionados.

O PAT é um projecto do Ministério da Educação, desenvolvido em parcerias com o Banco Mundial (BM), que visa melhorar os conhecimentos e as competências dos professores, a gestão das escolas e desenvolver um sistema mais eficiente de avaliação dos alunos.

 

 

Redacção
Colégios de Angola

Somos um Portal de Informação sobre Ensino e Educação, focado na promoção e divulgação das melhores práticas de gestão escolar. E somos uma montra para as empresas e marcas do sector.

1
Catálogo
2
Artigos
3
multimédia
4
agenda