Refresque o seu browser!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Sumbe abre 5ª edição do Concurso Nacional de Física

Artigo

Sumbe abre 5ª edição do Concurso Nacional de Física

O torneio internacional acontece em 2020.

Redacção
8/8/2019
Sumbe abre 5ª edição do Concurso Nacional de Física
Foto por:
DR

O Ministério da Educação lançou ontem, quarta-feira, no Sumbe, província do Cuanza Sul, a 5ª edição do Concurso Nacional de Física, que visa apurar cinco melhores alunos para o Torneio Shalievieth, a ter lugar, no próximo ano, no Estado de Israel.

O concurso, de nível nacional, consiste em aplicar as leis da Física, na qual os estudantes são obrigados usar a codificação de chaves para cofres, cujo rigor versa em dificultar, ao máximo, a sua abertura por estranhos, afirmou o director Nacional para o Ensino Geral, Gabriel Boaventura, no acto de abertura.

A competição obedece três fases, e para as quais não existem limitações no número de concorrentes do II Ciclo do Ensino Secundário do país, no qual os estudantes devem dominar a cadeira de Física e de forma adicional o Inglês.

Explicou ainda, citado pela Angop, que na primeira fase as escolas competem entre si, apurando os representantes à segunda fase, que é a provincial, e a terceira é que será nacional, onde será apurado o concorrente de Angola no Concurso Internacional de Física, a realizar-se entre os meses de Março/ Abril de 2020 (Torneio Shalievieth).

Gabriel Alexandre Boaventura disse também que o concurso se enquadra na Lei de Base do Sistema de Educação e foi instituído para promover o intercâmbio entre os alunos e professores.

 Instou as coordenações da disciplina de Física a empenharem-se, visando ao envolvimento do maior número possível de estudantes e o consequente sucesso nas fases que antecedem a nacional.

Angola já participou em quatro torneios no Estado de Israel e em 2018 foi representada pelas províncias do Cunene, Cabinda e Cuanza Norte.

O Cuanza Sul já participou em três fases do concurso nacional realizadas em Luanda (2015,2016 e 2018), sendo a última representada pelo Magistério Primário.

Redacção
Colégios de Angola

Somos um Portal de Informação sobre Ensino e Educação, focado na promoção e divulgação das melhores práticas de gestão escolar. E somos uma montra para as empresas e marcas do sector.

1
Catálogo
2
Artigos
3
multimédia
4
agenda