Refresque o seu browser!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Universidade José Eduardo dos Santos ganha laboratório que vai impulsionar a agricultura de precisão em Angola

Artigo

Universidade José Eduardo dos Santos ganha laboratório que vai impulsionar a agricultura de precisão em Angola

O espaço foi inaugurado ontem.

Redacção
7/2/2019
Universidade José Eduardo dos Santos ganha laboratório que vai impulsionar a agricultura de precisão em Angola
Foto por:
DR

A Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade José Eduardo dos Santos, na província do Huambo, conta, ontem, quarta-feira, com um laboratório de sistema de informação geográfico de detecção remota, que visa impulsionar a agricultura de precisão em Angola, através da monitorização, por imagem satélite, das áreas agricultáveis.

Inaugurado pelo secretário de estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos da Silva Neto, o espaço foi implementado com o financiamento da Holanda e da Agência Euro Espacial, no prazo de quatro anos, considerado como o período de arranque.

Terminados os quatro anos, segundo Marco Urani, um dos gestores do projecto, serão desenvolvidos trabalhos de reforço da cooperação ou determinação de outras parcerias para o financiamento do projecto, explicando que, através deste tipo de laboratório, pretende-se apoiar os pequenos agricultores e melhorar a sua produtividade.

O responsável informou, também, que os grandes produtores poderão, com recurso ao serviço do laboratório, ampliar o seu negócio, através de um melhor serviço de informação que visa ajudar os operadores a tomar decisões melhores e adoptar as boas práticas para acrescentar a sua produção.

Ainda referindo-se às vantagens, afirmou que os agricultores poderão ter acesso à informação mais confiável das suas actividades, no que diz respeito ao tipo de solos, o uso que podem fazer das terras, as condições climáticas, o período melhor para realizar a colheita, a quantidade prevista de colheita e toda uma série de dados que podem permitir uma maior personalização e desenvolvimento do sector agrícola.

Informou que laboratórios com a mesma finalidade já se encontram em funcionamento em Moçambique, Tanzânia e Madagáscar, cujo contributo para o aumento da produção agrícola tem sido notório.

Redacção
Colégios de Angola

Somos um Portal de Informação sobre Ensino e Educação, focado na promoção e divulgação das melhores práticas de gestão escolar. E somos uma montra para as empresas e marcas do sector.

1
Catálogo
2
Artigos
3
multimédia
4
agenda